terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diálogo Espírita

PRECONCEITO

Preconceito é o sentimento hostil contra alguma coisa, pessoa ou grupo de pessoas que, na verdade, carece de fundamento, não está baseado em verdade real, mas pode, algumas vezes, advir de uma observação mal feita ou conclusão precipitada.

Preconceito é esse modo irrefletido de conceber as coisas e as pessoas, eivado de emoções primárias, que persiste no íntimo e que se não trabalhado acaba por nos guiar a vida toda, sem que tomemos sequer consciência de que ele faz parte de nossas atitudes.

Na sociedade, o preconceito social, por exemplo, é dos que mais saltam aos olhos, manifestando-se em forma de discriminação no tratamento, um ranço cultural de raízes históricas e que muito tem a ver com a problemática atual.

Pessoas pobres tendem a ser mal atendidas no comércio, nas repartições públicas, nas escolas, nas instituições, muitas vezes por funcionários que também provém de famílias humildes.

O grande cientista Albert Einstein, de origem judia, sofreu o preconceito de raça e quando em 1934 se transferiu para os Estados Unidos, ao desembarcar no porto, teve que preencher um formulário e um dos itens pedia a raça? Einstein refletiu e respondeu: Humana.

Einstein (1879-1955) deixou esta frase: “Época triste é a nossa em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo”.

Sociedade Espírita “Raios de Luz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário